domingo, 14 de outubro de 2012

A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PEDAGOGO



Uma das grandes deficiências na qualidade do processo de formação de professores é o seu apego excessivo à reprodução de teorias, ou seja, um distanciamento da produção científica, que exige pesquisa.

Os cursos de pedagogia estão formatados em currículos que sobrevalorizam o estudo de pensadores clássicos, pouco estimulando ou não dando instrumental para que o aluno possa, a partir da observação da realidade, criticar, aperfeiçoar e criar novas formas de atuação profissional. “Tudo isso adormeceu um coletivo que, se sente incapaz de inovar, perdendo assim a capacidade de gerar um novo conhecimento pedagógico” (IMBERNÓN, 2010).

Buscar uma melhoria na qualidade dos cursos de formação dos profissionais de educação implica em que deixem de ser majoritariamente noturnos, em fins de semana e à distância e que a produção científica seja incluída como uma de suas prioridades. Implica também em que os estágios estimulem a crítica e o aperfeiçoamento da realidade encontrada em sala de aula para que o futuro professor deixe de ser um “mero expectador do currículo e uma pessoa dependente que adota a inovação criada por outros” (IMBERNÓN, 2010).

A aproximação entre teoria e prática e uma formação continuada farão com que o professor deixe de ser apenas um “fazedor” que simplesmente reproduz práticas e idéias e torne-se um “inovador”, que busca capacitação, qualificação e criação. Segundo Tardif & Lessar (2009) “a formação inicial visa habituar os futuros professores às práticas reflexivas”.

É preciso fazer com que a pedagogia consiga ser uma ciência que efetivamente una as idéias com a sua constante produção e reprodução, que seja uma disciplina “viva”, que induza à dúvida, ao questionamento e à busca de inovação, que torne a sala de aula um laboratório e que inspire os professores e alunos a transformarem suas dúvidas e experiências em ferramentas de construção de novos saberes e fazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário